Você conhece os cabos de sua embarcação?

O Capitão Lais de Guia sempre nos aconselha com sua frase clássica sobre os cabos de bordo: “Os cabos de uma embarcação são equipamentos de fundamental importância para uma navegação segura e sem sobressaltos.”

As embarcações estão ficando a cada dia mais sofisticadas e o seu valor patrimonial aumenta em grandes proporções. Portanto, a navegação segura e sem sobressaltos, a que se refere o nosso Capitão, também é uma questão de cuidado e zelo pelo patrimônio.

É muito comum e frequente encontrarmos embarcações cujos donos não demonstram qualquer atenção e cuidado pelos equipamentos de amarração e ancoragem de seu barco, utilizando cabos rotos e em péssimo estado de conservação. Navegar assim, ao sabor do acaso, é se expor permanentemente ao perigo.

Neste post o Capitão LG apresenta os principais cabos de uma embarcação de lazer e suas aplicações. Nos próximos posts serão abordados detalhadamente cada tipo de cabo.

 

AMARRA PRINCIPAL ou cabo da âncora principal

AMARRA PRINCIPAL ou cabo da âncora principal

É o cabo (ou corrente) que liga a embarcação a sua âncora principal e tem a função de ancorar o barco e mantê-lo relativamente “parado” n’água. A amarra pode ser 100% de corrente, corrente + cabo de fibra ou só cabo de fibra.

 

AMARRA DE POPA ou auxiliar

AMARRA DE POPA ou auxiliar

É um cabo mais fino e mais curto do que o da âncora principal e não se usa corrente. Sua função, quando usada na popa, é eliminar o movimento giratório do barco quando está fundeado só com a âncora principal. De fácil manuseio, pode ser usada também em ancoragens (de proa ou popa) de curta duração, em locais abrigados e rasos, como praias e bancos de areia.

 

ESPIAS ou cabos de atracação

ESPIAS ou cabos de atracação

São os cabos que atracam ou amarram o barco ao cais. São conhecidos na navegação mercante como Springs, Lançantes e Traveses.

 

 

 

ESPIAS DE ATRACAÇÃO EM BOIA DE POITA

ESPIAS DE ATRACAÇÃO EM BOIA DE POITA

É um cabo que amarra a embarcação na boia do sistema de fundeio em poitas. Esse cabo tem proteções especiais contra a abrasão e o atrito permanente do cabo nos cunhos e borda do barco.

 

 

ADRIÇAS E ESCOTAS

ADRIÇAS E ESCOTAS

São aqueles específicos para o manuseio das velas. As adriças são os cabos usados para subir as velas ou qualquer outro equipamento e as escotas são utilizadas na movimentação lateral dos velames.

 

 

CABO SOLTEIRO

CABO SOLTEIRO

São cabos utilizados apenas em situações de emergência como um resgate, um reboque de outra embarcação ou uma atracação/amarração em situação especial.

É um cabo mais comprido que as espias e normalmente flutua.

 

CABO RETINIDA DA BOIA CIRCULAR

CABO RETINIDA DA BOIA CIRCULAR

É um cabo flutuante na cor amarela, com 30 metros de comprimento e preso à boia circular. Sua função é ser lançado junto com a boia para resgate e salvamento de “homem ao mar”.

 

 

CABOS PARA DEFENSAS

CABO DEFENSAS

Utilizados para amarração das defensas no costado das embarcações.

 

 

 

 

Agora você tem até o dia 14/12/2014 para matar a charada!
Prorrogamos a data final do sorteio das bolsas para o dia 15 de dezembro. Com isso, você ainda tem tempo para participar e dar o seu palpite! Veja a charada no post anterior Cabo Torcido ou Cabo Trançado? Qual o melhor para o seu barco?

1 comentário

  1. GERSON SALVATORE   •  

    Tentativa de resposta para a charada: A do sino.

    Abraços, veleiro Shekhinah (Ilhabela-SP).

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