O Capitão Lais de Guia sempre nos aconselha com sua frase clássica sobre os cabos de bordo: “Os cabos de uma embarcação são equipamentos de fundamental importância para uma navegação segura e sem sobressaltos.”
As embarcações estão ficando a cada dia mais sofisticadas e o seu valor patrimonial aumenta em grandes proporções. Portanto, a navegação segura e sem sobressaltos, a que se refere o nosso Capitão, também é uma questão de cuidado e zelo pelo patrimônio.
É muito comum e frequente encontrarmos embarcações cujos donos não demonstram qualquer atenção e cuidado pelos equipamentos de amarração e ancoragem de seu barco, utilizando cabos rotos e em péssimo estado de conservação. Navegar assim, ao sabor do acaso, é se expor permanentemente ao perigo.
Neste post o Capitão LG apresenta os principais cabos de uma embarcação de lazer e suas aplicações. Nos próximos posts serão abordados detalhadamente cada tipo de cabo.
AMARRA PRINCIPAL ou cabo da âncora principal
É o cabo (ou corrente) que liga a embarcação a sua âncora principal e tem a função de ancorar o barco e mantê-lo relativamente “parado” n’água. A amarra pode ser 100% de corrente, corrente + cabo de fibra ou só cabo de fibra.
É um cabo mais fino e mais curto do que o da âncora principal e não se usa corrente. Sua função, quando usada na popa, é eliminar o movimento giratório do barco quando está fundeado só com a âncora principal. De fácil manuseio, pode ser usada também em ancoragens (de proa ou popa) de curta duração, em locais abrigados e rasos, como praias e bancos de areia.
São os cabos que atracam ou amarram o barco ao cais. São conhecidos na navegação mercante como Springs, Lançantes e Traveses.
ESPIAS DE ATRACAÇÃO EM BOIA DE POITA
É um cabo que amarra a embarcação na boia do sistema de fundeio em poitas. Esse cabo tem proteções especiais contra a abrasão e o atrito permanente do cabo nos cunhos e borda do barco.
São aqueles específicos para o manuseio das velas. As adriças são os cabos usados para subir as velas ou qualquer outro equipamento e as escotas são utilizadas na movimentação lateral dos velames.
São cabos utilizados apenas em situações de emergência como um resgate, um reboque de outra embarcação ou uma atracação/amarração em situação especial.
É um cabo mais comprido que as espias e normalmente flutua.
CABO RETINIDA DA BOIA CIRCULAR
É um cabo flutuante na cor amarela, com 30 metros de comprimento e preso à boia circular. Sua função é ser lançado junto com a boia para resgate e salvamento de “homem ao mar”.
Utilizados para amarração das defensas no costado das embarcações.
Agora você tem até o dia 14/12/2014 para matar a charada!
Prorrogamos a data final do sorteio das bolsas para o dia 15 de dezembro. Com isso, você ainda tem tempo para participar e dar o seu palpite! Veja a charada no post anterior Cabo Torcido ou Cabo Trançado? Qual o melhor para o seu barco?
Tentativa de resposta para a charada: A do sino.
Abraços, veleiro Shekhinah (Ilhabela-SP).