Rebocando uma embarcação na água

Rebocar um barco na água é uma atividade relativamente complexa, que demanda algum conhecimento de técnicas e métodos de reboque, além de equipamentos adequados.

A necessidade de se rebocar outra embarcação acontece com muita frequência, mas nem sempre estamos preparados para realizar uma operação  confiável com segurança para as embarcações e seus tripulantes.reboque_nautico1

A CSL Marinharia traz aqui a técnica mais usual para uma operação de reboque.

Antes, porém, seguem algumas regrinhas importantes para se realizar um reboque seguro:

  • Tenha coletes suficientes para o nr de pessoas a bordo nos 2 barcos.
  • Tenha uma faca/canivete bem amolada a bordo dos 2 barcos ou pelo menos do barco a ser rebocado.
  • Tenha também no rebocador um remo e um crock para eventualidades.
  • O barco rebocador deve levar uma pessoa além do piloto para ficar de observador atento aos detalhes da operação.
  • Use rádio para se comunicar durante o reboque. Na falta dele, eleja sinais manuais para definir ações básicas como “tirar motor”, partir, acelerar mais, acelerar menos, etc.
  • Se for o reboque planejado, certifique-se que as condições de mar e tempo são boas para a realização de uma operação segura. Não se arrisque. É melhor desistir do que se arriscar!

O barco rebocado deve ter uma âncora com cabo suficiente para não ficar a deriva no caso  de uma emergência e/ou interrupção da operação de reboque.

 

Equipamentos indispensáveis a bordo

colete-radio

 

Rebocando um barco pela popa

  • O reboque pela popa é indicado para longos percursos e para operações em mar aberto.
  • O comprimento do cabo de reboque influencia na capacidade de absorver os impactos (quanto maior, mais absorve). Todavia, cabos muito longos dificultam o controle. Cabos muito curtos aumento o risco de abalroamento do rebocado no rebocador.
  • Use os dois cunhos da popa do barco rebocador. Certifique-se que estão em boas condições e bem fixados a estrutura do casco.cabo_reboque_nautico

 

  • O barco rebocado será amarrado ao cabo de reboque pelo cunho  central da proa. Certifique-se também se o cunho  está bem preso à proa.rebocando-um-barco
  • Use um cabo confiável, em bom estado de conservação, de preferência que flutue e que sua resistência seja compatível com o esforço que irá despender no reboque.
  • Se o reboque for planejado, é recomendável usar uma âncora de mar (Drogue)  para a estabilidade do barco rebocado. Quando o barco rebocador reduz ou cessa a força do seu motor, o “arrasto” provocado pela ancora reduz a velocidade de “seguimento” do barco rebocado, evitando o choque entre os barcos.
  • Inicie a operação partindo com aceleração baixa e cuidando para que o cabo principal seja “pagado” (lançado n’água) a medida que o rebocador se distancie do rebocado. Essa prática evita que o cabo se enrosque no hélice do rebocador. Controle a aceleração e mantenha sempre o cabo esticado.
  • O tripulante que está no rebocador deve informar SEMPRE como está a tensão do cabo e como está se comportando o barco rebocado.
  • Quando estiver perto do destino, lembre-se que o barco rebocado não tem freio e que ele permanece “no seguimento” por um bom tempo e por isso, você deve reduzir o motor gradativamente para que os dois barcos reduzam suas velocidades com bastante antecedência antes de parar.
  • Ao parar completamente o rebocador, instrua o seu “auxiliar” a esperar o rebocado que vem logo a seguir pela popa.

 

A CSL Marinharia desenvolveu um cabo de reboque que o batizou de Y-Boat-to-Boat.  Veja abaixo a foto do cabo e o desenho esquemático.

 

foto_cabo_reboque_nautico

 

desenho_esquematico_cabo_reboque_nautico-Y-Boat-to-boat

 

Conheça mais detalhes do produto em www.cslmarinharia.com.br

 Maiores informações (24) 2248 0298 – 2243 1665 - contato@cslmarinharia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>